(54)2103.3333

Adenoidite: o que é?



“Adenoidite é a inflamação da Adenoide, que faz parte do tecido lindoide, localizado na rinofaringe, tal local não é possível ser visualizado quando se abre a boca, só através de exames complementares como, por exemplo, radiografia ou endoscopia nasal.” esclarece a médica otorrinolaringologista, que atua no Hospital de Clínicas, Dra. Thaís Marques da Costa.



A especialista explica que as adenoides atuam na proteção do organismo. “Como as adenoides são de constituição imunológica tem a função de defesa contra germes invasores. Mas, quando as inflamações começam a ser repetitivas e/ou o crescimento (hipertrofia) das adenoides passa a ser muito rápido, pode causar muito incômodo, como dificultar a respiração e obstruir a tuba auditiva (canal de comunicação entre o nariz e o ouvido médio) levando a otites e até perdas auditivas.”



Em torno dos sete anos de idade, elas começam a reduzir de tamanho. Porém, os casos de hipertrofia podem prejudicar a qualidade de vida do paciente, sendo necessária a avaliação especializada. “É recomendável consultar um otorrinolaringologista para avaliar a gravidade da hipertrofia da adenoide e se há necessidade de cirurgia ou de outro tratamento. De qualquer maneira, a higiene nasal com soro fisiológico 0.9%, lavar bem as mãos com água e sabão e não tomar remédio por conta própria é sempre uma forma de prevenção adequada.” enfatiza.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames