(54)2103.3333

Setembro Amarelo: Preste atenção em quem precisa de você!

No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado em 10 de setembro, reforçamos a importância da atuação conjunta da rede de apoio familiar, pessoal e profissional para identificar os sinais do comportamento suicida.

 

A ideação suicida possui relação com transtornos psiquiátricos prévios. Estas doenças possuem tratamento e o diagnóstico e acompanhamento deve ser realizado por um profissional de saúde especializado. O atendimento médico é fundamental em situações de risco, quando o paciente pode necessitar de tratamento medicamentoso, psicoterápico ou comportamental.

 

Preste atenção em quem precisa de você! Falar abertamente sobre o tema é fundamental para diminuir o preconceito e acolher quem precisa de ajuda. Fique atento aos sinais:

- Isolamento e cancelamento das atividades que gosta de fazer;

-  Expressão de ideias e frases com intenções suicidas, que muitas vezes podem passar despercebidas, como: “tudo será melhor sem mim”, “gostaria de sumir”, “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”;

- Sentimento de culpa, falta de autoestima e agravamento do quadro depressivo.  

 

Como ajudar?

Oriente sobre a importância dos espaços de ajuda, como os Centros de Atenção Psicossocial, dentro da rede básica de saúde, além dos profissionais da área de psicologia e psiquiatria. Como parte da rede de tratamento, o Hospital Psiquiátrico é fundamental para o atendimento das situações de risco.

 

O CVV – Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

 

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames