(54)2103.3333

A mamografia é insubstituível para o diagnóstico do câncer de mama

Médico radiologista do HC explica a importância do exame

 

O tratamento do câncer de mama envolve a participação de diversos profissionais da área médica e multiprofissional. E a prevenção da doença também. “O mês de outubro simboliza a luta que estamos travando e motivando as pessoas a travarem contra o câncer de mama. Anualmente, ao longo de todos os dias, reforçamos informações no sentido de esclarecer a importância do exame de mamografia. Este exame é um exame insubstituível para o diagnóstico precoce do câncer de mama.” salienta o médico radiologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dr. Floriano Peixoto Pinto Neto.

 

A mamografia pode ser indicada em duas situações, conforme orienta o especialista. “Basicamente existem dois tipos de exames preconizados: o exame dito diagnóstico, que é o exame indicado para todas as mulheres que tenham algum sintoma ou sinal diferente em se tratando das mamas, como por exemplo, um caroço, uma área endurecida, uma nodulação ou uma mancha na pele. Isso serve de alerta para que essa mulher procure o seu médico. O outro caminho é chamado de rastreamento, quem precisa fazer o rastreamento? Na verdade, todas as mulheres precisam. A idade preconizada para que as mulheres comecem a fazer o seu rastreamento é entre os 40 anos e 74 anos de idade. Existem casos especiais: em alguns casos, este rastreamento deve começar antes dos 40 anos de idade.”  explica Dr. Floriano, que atua no Centro de Diagnóstico do HC.

 

“Outra questão que vale ressaltar é em relação a dor durante o exame. Isso pode-se dizer que é coisa do passado. Hoje, tanto os aparelhos, quando as técnicas de aquisição de imagem avançaram e praticamente não se tem dor. Nós, da área do diagnóstico, usamos também outros métodos para ajudar a fazer esse diagnóstico, entre eles, o mais conhecido é a ultrassonografia.”

 

O especialista reforça ainda que a prevenção é o melhor caminho para o diagnóstico precoce.  “Vale a pena lembrar que o diagnóstico precoce é imprescindível para que o tratamento seja eficaz, o câncer de mama tem cura, precisamos sim fazer o diagnóstico em tempo adequado.” finaliza o radiologista.

 

Acesse o vídeo completo aqui.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames