(54)2103.3333

Dia Nacional da Mamografia – a prevenção é o melhor caminho para o diagnóstico precoce

A mamografia é um dos principais exames indicados para a prevenção do câncer de mama, isso porque ela pode identificar alterações suspeitas antes da manifestação de sintomas.

 

“Para ter diagnósticos precoces do câncer de mama precisamos fazer os exames de rastreamento. Um exame fundamental é a mamografia digital, recomendada anualmente para todas as mulheres a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.” explica a oncologista do HC, Dra. Marina Ractz Bueno.

 

É importante lembrar que a detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de sucesso no tratamento e reduz as chances de que sejam necessários tratamentos mais agressivos.

 

Sobre o exame

 

Através de uma compressão, tanto na posição vertical, quanto na horizontal, a mamografia capta imagens das mamas que permitem a visualização de suas estruturas internas. Devido a esta compressão, em alguns casos, a paciente pode apresentar um leve desconforto durante o exame. Por isso, algumas dicas são importantes:

 

- Converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas sobre a mamografia, conhecer todas as etapas auxilia na tranquilidade durante o exame.

- Se ainda tiver dúvidas, não deixe de conversar com a equipe que realizará seu exame.

- Se possível, agende sua mamografia longe do ciclo menstrual, já que neste período as mamas podem ficar mais sensíveis.

- Prefira roupas confortáveis e com duas peças.

- Procure manter uma postura relaxada e confortável durante o exame

 

 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames