Um artigo publicado no periódico Journal of Coloproctology apresenta o perfil epidemiológico de pacientes com câncer colorretal no Hospital de Clínicas de Passo Fundo no período entre 2007 a 2016.
Na pesquisa, de autoria de Cecilia Albertoni Rohenkohl, Gilmara Pandolfo Zabot, Julia Pastorello, Natália Rodrigues Costa e Ornella Sari Cassol, foram analisados dados de 1.001 pacientes, obtidos através do Registro Hospitalar de Câncer. A publicação permite descrever os fatores condicionantes e outras variáveis que podem interferir no prognóstico do câncer colorretal na região de atendimento da instituição.
“O diagnóstico foi majoritariamente por meio anatomopatológico, com predomínio de adenocarcinoma e localização no reto superior e no cólon distal, ocorrendo mais comumente em estágios avançados, coma metástase hepática sendo a mais presente. O tratamento predominante foi cirurgia com adjuvância/neoadjuvância. Após o primeiro tratamento, 49,0% dos pacientes apresentaram remissão completa. A sobrevida foi de 78,8% em 10 meses.” concluiu a equipe do estudo.