(54)2103.3333

Artigo publicado no periódico Journal of Coloproctology apresenta o perfil epidemiológico de pacientes com câncer colorretal no Hospital de Clínicas

Um artigo publicado no periódico Journal of Coloproctology apresenta o perfil epidemiológico de pacientes com câncer colorretal no Hospital de Clínicas de Passo Fundo no período entre 2007 a 2016.

 

Na pesquisa, de autoria de Cecilia Albertoni Rohenkohl, Gilmara Pandolfo Zabot, Julia Pastorello, Natália Rodrigues Costa e Ornella Sari Cassol, foram analisados dados de 1.001 pacientes, obtidos através do Registro Hospitalar de Câncer. A publicação permite descrever os fatores condicionantes e outras variáveis que podem interferir no prognóstico do câncer colorretal na região de atendimento da instituição.

 

“O diagnóstico foi majoritariamente por meio anatomopatológico, com predomínio de adenocarcinoma e localização no reto superior e no cólon distal, ocorrendo mais comumente em estágios avançados, coma metástase hepática sendo a mais presente. O tratamento predominante foi cirurgia com adjuvância/neoadjuvância. Após o primeiro tratamento, 49,0% dos pacientes apresentaram remissão completa. A sobrevida foi de 78,8% em 10 meses.” concluiu a equipe do estudo.

 

Clique aqui para acessar o artigo completo.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames