(54)2103.3333

Tecnologia inédita no Rio Grande do Sul é utilizada para procedimentos no Hospital de Clínicas

Sete procedimentos teste foram realizados pelos cirurgiões do HC utilizando o sistema de câmeras 3D EinsteinVision 3.0 produzido pela B. Braun

 

A equipe do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo participou na última semana de uma série de procedimentos cirúrgicos laparoscópicos utilizando o sistema de câmeras 3D EinsteinVision 3.0. O equipamento, com a tecnologia Aesculap e fabricado pela B. Braun, está em testes no hospital, graças a uma parceria com a representante local Discomed. Esta é a primeira vez que a tecnologia foi aplicada no Rio Grande do Sul.

 

Fábio Flores, gerente regional Sul da B. Braun, explica que o EinsteinVision 3.0 é um sistema de câmeras 3D que proporciona melhor precisão e tempo de operação reduzido. Um dos principais diferenciais é possibilitar uma sensação de profundidade ao cirurgião, que se perde quando ocorre a migração da cirurgia aberta para a laparoscópica, garantindo movimentos mais precisos e maior segurança no intraoperatório.

 

“Ficamos satisfeitos em trazer essa tecnologia para o Rio Grande Sul pela primeira vez. A B. Braun busca sempre oferecer os principais avanços médicos, para proporcionar o melhor para os pacientes e profissionais de saúde. Essa colaboração com o Hospital das Clínicas de Passo Fundo é mais um passo nessa direção”, afirma Fábio.

 

Durante o procedimento, os cirurgiões utilizam óculos especiais para a visualização das imagens em 3D. Para o coloproctologista Dr. Miguel Schmitz, que foi um dos primeiros profissionais no HC a utilizar a novidade, este é um avanço importante na área cirúrgica. “Na semana que passou realizamos duas cirurgias videolaparoscópicas com tecnologia 3D. A videolaparoscopia faz parte do nosso dia a dia, no entanto, a adição da tecnologia 3D proporciona uma melhor visualização das estruturas, assim como movimentos mais precisos e assertivos. O paciente se beneficia por um menor trauma e tempo cirúrgico, consequentemente uma recuperação mais rápida“, esclareceu.

 

Ao longo da semana, outros cirurgiões também aplicaram a tecnologia em seus procedimentos, incluindo diferentes áreas como a cirurgia digestiva e urologia. A tecnologia 3D é considerada similar às cirurgias robóticas, considerando a qualidade da imagem, segurança e precisão possibilitada aos profissionais.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames