(54)2103.3333

Prevenção foi o foco da campanha do Hospital da Cidade no Dia Mundial de Combate ao Câncer

 

O aumento do número de casos de câncer em todo o mundo está, também, relacionado a falta de informações sobre os métodos de prevenção e diagnóstico precoce. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital da Cidade promoveu diversas atividades educativas e informativas para a população.

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer – 8 de abril – foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações e unidades hospitalares ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra a doença. O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade participou da campanha através de uma blitz educativa, realizada durante todo o dia. Profissionais e residentes de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Serviço social orientaram a população sobre os métodos de prevenção da doença.

 

A enfermeira do Centro de Oncologia e Hematologia da Instituição, Angela Bortolini explica a campanha Prevenção: A melhor atitude contra o câncer! Segundo ela “O foco principal dessa atividade é trazer para a comunidade informação sobre o câncer. O câncer é a segunda causa de morte no Brasil, e se cada um fizer a sua parte e procurar mudar seus hábitos de vida, o número de casos vai diminuir.”

 

Além da blitz nos carros que circulavam pela Avenida Brasil, os pedestres também receberam informações sobre o tratamento, fatores de risco e métodos de prevenção “O ideal é que façam atividade física, se cuidem na alimentação. Sedentarismo é um dos fatores de risco também, então é importante que as pessoas façam atividade física.” orienta a enfermeira Angela Bortolini.

 

Apenas 30% dos casos de câncer são relacionados a fatores hereditários.  Os fatores externos como a alimentação e maus hábitos são determinantes tanto para a qualidade de vida, quanto para a saúde.

 

As atividades da Semana de Combate ao Câncer do HC encerram no sábado (11), quando será realizada uma feira de saúde, com acompanhamento de equipe multidisciplinar. A feira vai reunir profissionais de especialidades como enfermagem, nutrição fisioterapia, odontologia e fonoaudiologia para a realização de serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, exame bucal e orientações de saúde. Estão previstas, também, mini-conferências com profissionais da área médica, nutrição, psicologia e odontologia que irão esclarecer dúvidas sobre formas de prevenção e métodos de tratamento do câncer.

 

A Feira de Saúde será realizada no Espaço Multiuso do Edifício Centenário – Central de Consultas – entre as 08h e 12h. As atividades terão o apoio do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames