(54)2103.3333

Combate ao câncer: Hospital da Cidade reforça importância dos cuidados com a saúde

 

 O câncer ocupa o segundo lugar entre as causas de morte evitáveis no país. Fatores considerados preveníveis como: fumo, álcool, hábitos alimentares, obesidade, exposição solar, fatores químicos e infecciosos são responsáveis por mais de 50% dos casos de câncer no mundo.

 

Isso significa que, na maioria dos casos, existe alguma maneira de evitar o início da doença. O Hospital da Cidade promoveu uma campanha educativa durante toda a segunda semana de abril, com foco na prevenção do câncer, encerrada no sábado (11) com a realização de uma feira de saúde “O retorno da campanha foi positiva, muitas pessoas participaram. A gente conseguiu um número grande de pessoas interessadas nas orientações sobre a importância da prevenção. Percebemos que a população não tem informação sobre estes métodos e que precisam que a gente tenha estas atitudes de promoção de saúde.” explica a enfermeira do Centro de Oncologia e Hematologia do HC, Angela Cristina Bortoloni.

 

A feira reuniu profissionais de especialidades como enfermagem, nutrição fisioterapia, odontologia e fonoaudiologia para a realização de serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, exame bucal e orientações de saúde. Ilda Garcia é da cidade de Sertão e aproveitou o sábado para cuidar da saúde “Eu achei ótimo. Recebi dicas importantíssimas de alimentação, além de realizar exames de saúde bucal. Eu sempre faço exames de rotina, mas isso que eu fiz hoje, não. É muito bom” conta.

 

Lourdes Bonna, trouxe o marido para acompanhar os exames. Ela conta que as informações repassadas pelos profissionais serão aplicadas em casa “eu já estive também em outra feira promovida pelo hospital e foi ótimo”.

 

O público participou, também, de mini-conferências com profissionais da área médica, nutrição e psicologia que esclareceram dúvidas sobre formas de prevenção e métodos de tratamento do câncer.

 

As atividades foram realizadas pelo Centro de Oncologia e Hematologia do HC, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS “Como todas as outras feiras realizadas, entendo que a campanha que se faz na segunda semana de abril é uma das principais. Sendo o câncer uma das principais doenças que levam a morte no nosso estado especificamente, a Residência Multiprofissional entra, no ínício de suas atividades do ano, com uma grande importância. Nós alcançamos o grande objetivo que é trazer a atenção das pessoas para o foco da prevenção.” explica a coordenadora Marisa Basegio Carretta. 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames