(54)2103.3333

Famílias da APAE recebem orientações sobre acesso aos medicamentos do SUS

O acesso aos medicamentos de uso contínuo foi tema de palestra realizada com os responsáveis pelos usuários da APAE Passo Fundo, na quinta-feira (14). Com a intenção de facilitar o acesso da população às políticas de saúde relacionadas aos medicamentos, o farmacêutico do Hospital da Cidade, Mateus Tatsch de Mello palestrou sobre o tema: Medicamento Um Direito Essencial.

 

Na APAE de Passo Fundo são atendidas 300 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla que participam mensalmente de encontros promovidos pela política de assistência social da entidade, os encontros pretendem debater assuntos relacionados à inclusão e garantia dos direitos dos usuários que passam pela instituição. Neste mês o assunto foi o acesso aos medicamentos que estão disponíveis na rede pública de saúde e que, mesmo com distribuição gratuita, possuem aquisição limitada devido a falta de informação das famílias.

   

Na conversa com os responsáveis pelos usuários da APAE, Mateus orientou sobre os riscos da automedicação, formas de acesso ao receituário médico, além de requisitos para aquisição de medicamentos básicos, especiais, especializados e estratégicos.

 

Essas informações também estão listadas na Cartilha de Medicamentos Disponíveis pelo SUS e pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, criada a partir de uma parceria do PET Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, UPF e Prefeitura de Passo Fundo e apresentada durante o evento. “Reunimos todas essas informações, que também estão na internet, na cartilha impressa, que tem ampla divulgação para a população também nos hospitais, com o objetivo de aperfeiçoar as prescrições de medicamentos disponibilizados gratuitamente.” explicou o farmacêutico. O manual com as orientações foi entregue aos responsáveis ao final da palestra.

 

Conforme a assistente social da APAE, Amanda Rundz, os encontros mensais com as famílias ocorrem com o propósito de esclarecer dúvidas e trazer informações aos familiares dos usuários que passam pela entidade. “A gente trabalha com temas que são pertinentes e que possam auxiliar as famílias a se informar e a ter conhecimento de tudo o que elas possam estar buscando.” salientou

 

Foto: APAE de Passo Fundo e Hospital da Cidade promovem palestra para orientar famílias sobre acesso aos medicamentos.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames