(54)2103.3333

Como o exame FAN auxilia no diagnóstico de doenças autoimunes

O exame FAN (sigla para fator antinuclear) pode ajudar a diagnosticar várias doenças autoimunes, pois detecta a presença de autoanticorpos que, nos casos das doenças autoimunes, atacam as próprias células e tecidos do organismo. “A pesquisa de anticorpos contra antígenos celulares em células HEp-2, também conhecida como fator antinúcleo (FAN HEp-2), é um exame que detecta autoanticorpos contra estruturas celulares do próprio organismo.” explica a responsável técnica pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Cidade, Sinara Chioquetta.  

 

“O exame é baseado na identificação dos padrões de fluorescência. Podemos perceber a presença de autoanticorpos através do padrão nuclear pontilhado grosso, o qual poderá indicar ao médico a presença de uma possível doença auto imune, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico.” esclarece Sinara Chioquetta, responsável técnica pelo LabHC.

 

O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN. “Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los. Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, o organismo age de forma inapropriada e passa a produzir anticorpos contra as células, tecidos e proteínas do próprio corpo, como se esses fossem agentes agressores.” pontua Sinara.

 

O resultado deste exame auxilia no diagnóstico médico e é avaliado pelo profissional considerando os sintomas clínicos “o FAN é utilizado como suporte para o diagnóstico de doenças autoimunes sistêmicas e órgão-específico e, ainda, como "triagem" em pacientes que apresentam suspeita clínica de uma doença autoimune, especialmente aquelas com manifestações reumatológicas, como dor articular.” finaliza.

 

*Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC


Últimas notícias

Hospital da Cidade - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames