(54)2103.3333

O alicerce da vida

A amamentação é um recurso natural que oferece todos os ingredientes necessários para o bebê durante os primeiros seis meses de vida. Além disso, amamentar até os dois anos de idade proporciona diversos benefícios à saúde da criança, como fortalecimento da imunidade, prevenção de doenças e preparo da musculatura para o desenvolvimento da fala.

 

De 1º a 7 de agosto celebra-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno e durante todo o mês, chamado de Agosto Dourado, são realizadas campanhas e discussões com o objetivo de informar, envolver a população e estimular ações para a promoção da amamentação. Com o slogan "Amamentação é a base da vida", em 2018 a campanha tem como foco prevenir todas as formas de desnutrição, quebrar o ciclo da pobreza e garantir a segurança alimentar, especialmente em tempos de crise.

 

É importante que o primeiro contato do bebê com o seio materno aconteça o mais cedo possível. No entanto, algumas vezes este contato pode demorar um pouco mais para acontecer ou pode apresentar alguma complicação, como nos casos em que o bebê necessita de internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), em casos de prematuridade, fissura lábio-palatina, anquiloglossia (língua presa) ou dificuldades em geral.

 

Em situações desafiadoras como essas, a fonoaudiologia pode ser uma grande aliada tanto dos bebês quanto das mães, trabalhando para o sucesso do aleitamento materno e diminuindo as frustrações decorrentes de possíveis insucessos. Inserido em uma equipe multiprofissional, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para estimular e preparar o bebê para a amamentação, executar técnicas facilitadoras de aleitamento e ainda orientar e preparar as mães para que este processo ocorra de forma prazerosa, eficiente e saudável, contribuindo para o desenvolvimento, ganho de peso e a diminuição do tempo de internação do recém-nascido.

 

Neste agosto dourado, lembre-se: Não importa a hora nem o lugar, a amamentação é um direito e proporciona um crescimento físico e emocional saudável para o bebê. Amamentar é natural!

 

*Texto elaborado pelo setor de Fonoaudiologia HCPF, baseado na Campanha Nacional de Aleitamento Materno promovida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA).

 


Últimas notícias

Hospital da Cidade - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames