(54)2103.3333

Agência Transfusional do HC capacita responsáveis técnicos de unidades hemoterápicas do Rio Grande do Sul

 

A equipe da Agência Transfusional do Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo foi responsável por uma atividade de qualificação profissional destinada aos responsáveis técnicos  das agências transfusionais, que não possuem titulação em Hemoterapia, de todo o Rio Grande do Sul. Todos os médicos que participaram da capacitação realizaram um estágio prático de dezesseis horas na unidade do HC entre os meses de agosto a outubro deste ano.

 

 A instituição foi escolhida para sediar e ministrar o curso prático, coordenado pela Secretaria da Saúde do RS/Hemorrede, Vigilância Sanitária do Estado, CREMERS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As agências transfusionais atuam no armazenamento e realização de testes imuno-hematológicos pré-transfusionais de sangue e seus derivados (concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado) para que as transfusões sanguíneas sejam possíveis no ambiente hospitalar de forma segura.

 

A médica hematologista, que atua como hemoterapeuta da  Agência Transfusional do HC, Dra. Denise Ramos de Almeida salientou que a segurança transfusional foi um dos principais pontos reforçados durante a capacitação, que possuiu seu período de prática no Hospital da Cidade. “O reconhecimento do trabalho realizado pela Agência Transfusional do HC nos orgulha muito. Colegas de todo o Estado acompanharam os procedimentos que envolvem o ato transfusional realizados no Hospital da Cidade e poderão colocá-los em prática em suas instituições.” pontuou.

 

Foram abordados durante as atividades os princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados, além das regras para funcionamento de estabelecimentos de saúde. O cirurgião geral da cidade de São Borja, Dr. Gilmar Wammes Kochhan se deslocou 187Km para participar da capacitação e salientou que o aprendizado prático recebido irá qualificar o atendimento do hospital da cidade, que realiza cerca de 140 transfusões ao mês  “essa capacitação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde para treinar os médicos não-especialistas do interior que atuam nas agências transfusionais. Isso é importante para a gente poder melhorar a segurança do processo de transfusão nos nossos pacientes” relatou.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames