(54)2103.3333

Cuidados com estomas é tema de atualização no HC

O Grupo de Pele do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo promoveu na última quarta-feira (28/11) uma atividade destinada aos profissionais da área da saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Hospital de Clínicas. O Workshop “Cuidados e Intercorrências com Estomas. O que fazer?” foi ministrado pela enfermeira estomaterapeuta e assessora técnica e de treinamentos da Fufamed, Fernanda Roesler.

 

“As colostomias e as iliostomias são cirurgias realizadas para promover o desvio do trânsito fecal através da construção de uns ânus artificial no abdômen, que seria o estoma propriamente dito” esclareceu Fernanda. Durante a atividade a enfermeira salientou ainda a contribuição tecnológica presente nos equipamentos atuais para proteção da pele e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

 

Quatrocentos e quarenta e três ostomizados são atendidos pela rede que abrange a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Destes, 154 residem em Passo Fundo. A Sociedade Brasileira dos Ostomizados instituiu o dia 16 de novembro como a data para conscientização da população contra o preconceito às pessoas que utilizam o procedimento de ostomia, além de orientar sobre esta intervenção.

 

A atividade realizada no Hospital de Clínicas teve o objetivo de capacitar os profissionais envolvidos no cuidado aos pacientes ostomizados, oportunizado a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames