(54)2103.3333

Hospital de Clínicas conquista Acreditação Hospitalar pela ONA

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo apresentou na manhã desta segunda-feira (28) o certificado de Acreditação Hospitalar – ONA, nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), após avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Instituição Acreditadora Credenciada.

 

O evento reuniu autoridades, imprensa, membros do Conselho Administrativo e Fiscal e integrantes do Conselho Empresarial do Hospital de Clínicas. “O HC faz parte de um seleto grupo de hospitais certificados pela qualidade de seus serviços e que mantém a atenção voltada para a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento hospitalar.” salientou o presidente do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dionísio Adelcir Balvedi.

 

O processo de Acreditação Hospitalar avalia a qualidade dos serviços de saúde a partir de critérios voltados para a segurança do paciente, seguindo padrões internacionais em sua metodologia de avaliação. A certificação é concedida aos serviços que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. “Hoje no Brasil nós temos em torno de somente 4% de hospitais acreditados. O HC recebeu a equipe de avaliadores nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, recebendo a certificação em sua primeira visita.” evidenciou a coordenadora do Escritório da Qualidade do HC, Andressa Berwanger Rigo.

 

O diretor técnico do Hospital de Clínicas, Dr. Juarez Dal Vesco destacou os investimentos em melhorias contínuas voltadas à comunidade, que repercutem na qualidade da assistência em saúde, seguindo critérios de segurança dos processos assistenciais e do paciente. “Esta conquista representa externamente aquilo que internamente a gente vivencia  nas últimas duas décadas. A transformação, a evolução, a construção de uma instituição sólida, com uma alta complexidade e uma alta resolutividade nos programas de saúde, foi construída ao longo deste período e este certificado vem para consolidar externamente a posição que a instituição vive hoje.” pontuou.

 

O Hospital de Clínicas realizou no ano passado mais de 19 mil internações, abrangendo 425 municípios da região Norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. “Nós temos a satisfação de ter um hospital de uma caminhada coletiva, uma caminhada cívica, onde a sociedade de Passo Fundo está representada e o trabalho vem se qualificando dia após dia.” ressaltou o prefeito em exercício de Passo Fundo, João Pedro Nunes.

 

O processo de acreditação é voluntário e, após a certificação, os serviços seguem sendo avaliados periodicamente em sua qualidade e segurança assistencial. O certificado de acreditação, nível 1, é concedido às instituições que, em seus aspectos assistenciais e estruturais, atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade.

 

Informações: Natieli Batistela|Assessoria de Imprensa HCPF


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames