(54)2103.3333

Protocolos de atendimento à dor oncológica são tema de palestra no Hospital de Clínicas

Os protocolos de atendimento multiprofissional de gerenciamento da dor foram tema de palestra realizada no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo na terça-feira (16/04). O evento foi promovido pelo Centro de Oncologia e Hematologia, através da oncologista do HC, Dra. Nicoli Henn e foi ministrado pela enfermeira Márcia Morete, PhD em Dor e Cuidados Paliativos e coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Dor do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

 

A implementação de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas é fundamental para a qualidade da assistência oncológica, garantindo maior segurança durante a definição e realização das condutas. “Os protocolos são guias de conduta que permitem a padronização, o norteador da prática. Quando se fala em protocolo de gerenciamento da dor, falamos de uma abordagem um pouco mais ampla, onde há a necessidade do envolvimento de toda a equipe multiprofissional” destacou Márcia durante a palestra.

 

Considerando a definição da Sociedade Internacional para Estudo da Dor – IASP, a enfermeira salientou que a avaliação e identificação correta da dor, seja ela aguda ou crônica, possibilita às equipes maior assertividade na escolha dos tratamentos. “A dor envolve uma experiencia angustiante, associada a uma lesão real ou potencial que tem um componente sensorial, emocional, cognitivo e social. Então isso quer dizer que não é simplesmente um sintoma. Diante da percepção dolorosa, o paciente também experimenta uma série de alterações na parte emocional e psicológica que vai dar todo um tom para esta dor.” explicou.

 

Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames