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Hospital de Clínicas qualifica gestores para excelência operacional

Com foco na qualidade dos serviços e na preocupação com a evolução constante, aliada à segurança de todos os processos realizados no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, a instituição expandiu a aplicação da metodologia Lean nos setores e equipes envolvidas no atendimento médico-hospitalar.

 

O aperfeiçoamento destas aptidões ocorre através da qualificação profissional dos gestores por meio da metodologia Lean Six Sigma, que reúne os métodos e ferramentas das estratégias Lean e Six Sigma. “O HC selecionou trinta e três colaboradores, entre eles gestores e médicos, os quais estão desenvolvendo dezesseis projetos de melhorias em diversos setores.” pontua a coordenadora do Escritório da Qualidade do HC, Andressa Berwanger Rigo.

 

As estratégias do Lean Six Sigma podem ser utilizadas em diversos cenários. Sua aplicação na área da saúde proporciona a formação de lideranças atuantes na resolução e melhoria contínua dos processos envolvidos no atendimento médico, administrativo e assistencial no ambiente hospitalar. Ao final do período de imersão, previsto para o início do mês de maio, os participantes do curso receberão a certificação Green Belt, classificação destinada aos profissionais especializados em seus processos através da filosofia Lean Six Sigma. O curso realizado no Hospital de Clínicas possui oitenta horas de duração e é ministrado por profissionais certificados no grau Master Black Belt, nível mais alto da metodologia Lean Six Sigma.

 

O ímpeto pela constante melhoria na gestão e assistência hospitalar integra a visão institucional, que faz do HC referência em qualidade na assistência hospitalar, na formação de recursos humanos e na geração de novos conhecimentos. O Hospital de Clínicas conquistou em dezembro de 2018 a Acreditação Hospitalar - Nível 1, concedida através da Organização Nacional de Acreditação (ONA), refletindo a qualidade dos processos e eficácia dos sistemas envolvidos no atendimento em saúde.

 

Impacto do Lean Six Sigma no atendimento hospitalar

 

A coordenadora do Escritório da Qualidade do HC, Andressa Rigo esclarece que a conexão entre a metologia Lean e a metodologia Six Sigma no Hospital de Clínicas proporciona ferramentas e conhecimentos para a otimização da excelência operacional. “Juntando as duas metodologias, o Hospital de Clínicas visa reduzir etapas e tempos que não agregam valor e qualificar as etapas que adicionam valor à experiência dos nossos pacientes, como por exemplo, diminuir os tempos de espera para atendimento e qualificar as consultas médicas e de enfermagem.” explica Andressa.

 

O gerenciamento de processos identifica também oportunidades de melhoria nos processos administrativos e que envolvem a assistência em saúde. “A metodologia Lean, que quer dizer "enxuto" trabalha na perspectiva de diminuir processos que não agregam valor ao paciente, como por exemplo, no caso das esperas, e o Six Sigma é uma metodologia desenvolvida para reduzir a variabilidade dos processos, produtos e serviços utilizando ferramentas da qualidade e estatística para atender as necessidades do cliente.” salienta a coordenadora.

 

Natieli Batistela | Assessoria de Imprensa HCPF 


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