(54)2103.3333

Hospital de Clínicas promove ação de conscientização sobre doenças infamatórias intestinais

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo promoveu nesta quinta-feira (09) uma ação alusiva à Campanha Maio Roxo, que pretende conscientizar a população através de orientações e esclarecimentos sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa).

 

Pacientes e equipe multiprofissional da instituição participaram de um encontro com a Associação Gaúcha de Doenças Inflamatórias Intestinais – AGADII, que através da troca de experiências sobre a atuação do grupo, trouxe informações acerca dos direitos dos pacientes e acesso aos tratamentos. “Junto com o Hospital de Clínicas, nós também tivemos o apoio da ABCD, que é a associação a nível nacional e do GEDIBB, que é o Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil, responsável pela área científica.” explicou a coloproctologista do HC, Dra. Ornella Cassol, uma das organizadoras do evento.

 

A médica gastroenterologista do HC, Dra. Angelina Dantas Costa, que também atuou na organização do encontro, destacou a importância do engajamento da sociedade na conscientização sobre estas doenças e no encorajamento de um perfil de paciente ativo, participante das decisões e ações relativas à sua saúde. “A importância deste evento é justamente para que pacientes, nós enquanto parte médica e Secretarias de Saúde possamos nos unir para que a gente consiga alicerçar todos os direitos em relação ao acesso a novos medicamentos, ao acesso de novos pacientes ao tratamento adequado, pra que a gente possa ter um diagnóstico mais precoce de todos os pacientes que são acometidos pela retocolite ulcerativa e pela doença de Crohn e que possam iniciar o seu tratamento de forma mais rápida e tenham o acompanhamento adequado ao longo das suas vidas.” evidenciou.

 

Diagnosticada com doença de Crohn em 2014, Magda Veiga hoje atua como presidente da Associação Gaúcha de Doenças Inflamatórias Intestinais, facilitando o acesso dos pacientes à informações sobre as DIIs, como são conhecidas. “A doença de Crohn pode acarretar qualquer parte do sistema digestivo, da boca até o ânus, são inflamações normalmente localizadas. A retocolite atinge normalmente o intestino grosso, tendo seu início normalmente pelo reto. Então, são inflamações de fundo desconhecido, ainda não sabemos a causa destas doenças, são consideradas autoimunes e sabemos que há uma predisposição genética, também a parte da alimentação e ambiental contribuem para seu desenvolvimento.” esclareceu durante a abertura do encontro realizado no HC.

 

Entre os objetivos da AGADII estão o acolhimento aos pacientes e familiares, além da busca pelo acesso destes pacientes ao tratamento adequado. “Nossa missão é ajudar pacientes, familiares e profissionais da saúde durante a caminhada com a DII de maneira que possam alcançar ou proporcionar uma melhora para a qualidade de vida.” pontuou Magda. Também participaram da ação os representantes da AGADII, Gabriel Bandeira e Anderson Rodrigues.

 

Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames