(54)2103.3333

Semana da Enfermagem no Hospital de Clínicas aborda espiritualidade e gestão no cuidado hospitalar

O Grupo de Enfermeiros do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo promoveu nos dias 13 e 14 de maio a Semana da Enfermagem, evento tradicional na instituição que celebra a passagem do Dia do Enfermeiro e do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

 

O presidente do Hospital de Clínicas, Dionisio Balvedi, parabenizou os profissionais pela passagem da data. “Não existe hospital de ponta sem contar com um corpo de enfermagem bem preparado. A equipe de enfermagem do Hospital de Clínicas exerce funções absolutamente fundamentais no contexto hospitalar com competência, carinho e presteza.” destacou durante a abertura do evento.

 

A programação da Semana de Enfermagem no HC iniciou com uma atividade de conscientização sobre a importância da higienização das mãos, com a participação do enfermeiro Emanoel Severo, criador da campanha nacional ‘Eu me comprometo a lavar as minhas mãos’.

 

A coordenadora do Serviço de Enfermagem do HC, Janete Rodegheri pontuou a importância da programação da Semana da Enfermagem no Hospital de Clínicas. “Nós enquanto enfermagem temos uma particularidade, além de ter uma semana de comemoração, nós conseguimos comemorar com troca de conhecimentos, eu acho que esta é uma maneira muito inteligente de podermos comemorar.” salientou a coordenadora. Foram oferecidos ainda quatro minicursos onde os profissionais e acadêmicos da área de enfermagem puderam integrar o conhecimento à prática na assistência hospitalar.

 

Na terça-feira (14), a Semana da Enfermagem no HC abordou o tema ‘Espiritualidade no cuidado à saúde no ambiente hospitalar e aspectos éticos’ com a participação das enfermeiras Leoni Zenevicz, Marilene Portella e  Marisa Diniz. A ligação entre as crenças religiosas e a ética foi definida pela enfermeira Leoni Zenevicz como integrantes do cuidado respeitoso, que passa pelas competências e senso de humanidade avançado. “Todo o paciente possui espiritualidade e religiosidade, as crenças espirituais ajudam os pacientes a ultrapassar aquelas situações difíceis da vida, seja por doença, seja por uma perda ou por uma crise existencial e a cultura popular desde os tempos mais remotos da nossa história fala que corpo tem espírito, vida e religião não se separam. Pacientes internados sofrem de angústia espiritual e ficam longe das suas comunidades religiosas.” explicou Leoni. A Semana de Enfermagem do HC foi encerrada pela palestra “Gestão no cuidado hospitalar” ministrada pelo enfermeiro Luiz Anildo da Silva.

 

Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames