(54)2103.3333

Hospital de Clínicas presente no Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo foi representado no XII Congresso Brasileiro e VIII Sul-Americano de Farmácia Hospitalar pela farmacêutica Mariane Roman e pelas residentes farmacêuticas Carla Paludo e Maiara Paixão, que integram o Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência HC/PMMC/PMPF.

 

 O evento foi realizado em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 23 a 25 de maio. “O Congresso ocorre a cada dois anos e é o maior e mais importante evento que reúne profissionais farmacêuticos hospitalares do Brasil e da América Latina. O Congresso deste ano foi o maior já organizado pela SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar) e reuniu 1500 profissionais para discutir temas relacionados à práticas clínicas no cuidado farmacêutico: limites e desafios.  O Congresso abordou diversos temas com foco principal na promoção de ações com foco na segurança do paciente dentro dos nossos hospitais. Pediatria e neonatologia, oncologia, pacientes críticos, sepse, resistência a antimicrobianos, farmacovigilância, assuntos relacionados às metas de segurança do paciente foram alguns temas discutidos no evento.” explica a farmacêutica do HC, Mariane Roman.

 

 A oportunidade de aperfeiçoamento também contou com uma visita técnica realizada pela farmacêutica Mariane Roman ao hospital geral Doutor Waldemar Alcântara, acreditado em Nível 3 pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), nível máximo e correspondente à excelência.  “Conhecer o serviço de farmácia de outras instituições, neste caso, uma instituição acreditada em nível de excelência, sempre traz novos conhecimentos  e podemos compartilhar com os colegas farmacêuticos os desafios do farmacêutico hospitalar, que hoje não se resume somente a gerenciar a cadeia medicamentosa, mas sim ter uma participação efetiva na equipe multiprofissional para participar do acompanhamento dos pacientes internados e orientar o uso de medicamentos na alta hospitalar.” destaca Mariane.

 

O incentivo à produção científica no Hospital de Clínicas é viabilizado também através dos Programas de Residência Multiprofissional, que possibilitam a formação profissional especializada e orientada para a promoção de saúde, pesquisa e cidadania. As farmacêuticas residentes do HC, Carla Paludo e Maiara Paixão apresentaram duas produções científicas durante o evento. “Trocar experiências, conhecer realidades distintas da nossa e estar por dentro dos temas atuais discutidos pelos farmacêuticos traz um novo ânimo e novas ideias para implementação dentro dos nossos serviços. Também conseguimos observar que a inserção do farmacêutico no acompanhamento dos pacientes consegue trazer um retorno muito importante para a melhora do quadro clínico dos mesmos e quando o profissional está totalmente inserido no cuidado ao paciente a sua ausência é sentida pela equipe, como foi relatado em algumas palestras e cursos no evento.” salientam as residentes.

 

 

Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames