(54)2103.3333

Agência Transfusional do HC apresenta Guia de Reserva Cirúrgica e de Transfusão Maciça

Fundamental para o cuidado do paciente clínico e cirúrgico, a terapia transfusional envolve critérios e orientações específicas que abrangem toda a equipe assistencial hospitalar. A segurança na transfusão de sangue e hemocomponentes e a gestão da qualidade nestes procedimentos são realizados pela Agência Transfusional do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, unidade intra-hospitalar responsável ainda por compatibilizar o sangue entre doador e receptor, liberando para transfusões os componentes celulares compatíveis.

 

Nesta sexta-feira (02) a equipe da Agência Transfusional do HC apresentou ao corpo clínico e equipe multiprofissional da instituição o Guia de Reserva Cirúrgica e de Transfusão Maciça, visando difundir informações sobre os protocolos destas áreas específicas. “Esse guia vem a somar com os esforços que a gente já faz na instituição para o uso racional do sangue. Porque é muito importante hoje a gente trabalhar com isso”. introduziu o biólogo Vagner Albuquerque, responsável pela área de Imuno-Hematologia da Agência Transfusional do HC.

 

A segurança transfusional foi um dos principais pontos reforçados pela médica hematologista, que atua como hemoterapeuta da Agência Transfusional do HC, Dra. Denise Ramos de Almeida ao apresentar os princípios básicos para a solicitação de transfusão sanguínea intra-hospitalar. “A indicação de transfusão deve ser sempre feita por um médico e baseada em um critério clínico do paciente.” salientou.

 

A especialista abordou ainda as orientações nos casos de transfusão maciça, priorizando a segurança do paciente. “A transfusão maciça é uma realidade importante, principalmente no Hospital de Clínicas que faz atendimento a pacientes politraumatizados, então neste tipo de condição é realmente importante fazer parte e ter este guia para que a gente possa indicar de uma maneira correta.”  pontuou.

 

O Guia de Reserva Cirúrgica e de Transfusão Maciça do HC orienta todos os profissionais da instituição sobre os protocolos e condutas que integram estes procedimentos e está disponível para consulta de todos os envolvidos na assistência ao paciente do Hospital de Clínicas.

 

Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames