(54)2103.3333

Hospital de Clínicas inaugura Sala de Amamentação

Espaço qualificado é destinado à orientação para o aleitamento materno

 

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, lembrada de 01 a 07 de agosto, as instituições e profissionais de saúde reforçam a importância do ato para o fortalecimento de vínculos entre a mãe e bebê e o desenvolvimento saudável das crianças. O incentivo da família e o apoio da equipe de saúde envolvida no atendimento pós-parto é fundamental para o sucesso da amamentação.

 

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo preparou um espaço qualificado para a atenção à mãe e ao bebê durante o período de aleitamento materno. Uma Sala de Amamentação foi apresentada à equipe multiprofissional e pacientes do HC nesta quarta-feira (07). “A Sala de Amamentação no ambiente hospitalar promove um ambiente calmo, uma assistência qualificada da equipe multiprofissional, facilitando a prestação dos cuidados assistenciais e a promoção da educação em saúde, em um binômio envolvendo mãe e bebê.” destaca a enfermeira da Maternidade do HC, Josiele Carlotto.

 

A cerimônia de inauguração teve a presença da equipe de atendimento materno-infantil do HC e da Direção Médica e Administrativa da instituição. “A cada vez que eu venho aqui eu fico emocionado porque a gente vê o crescimento desta entidade que é fruto, nada mais nada menos, da dedicação, do trabalho e do empenho que todos demonstram nesta missão de servir. Crescemos todos juntos para o bem da comunidade.” evidencia o presidente do Conselho Administrativo, Nelso Trevisan.

 

                                                           

 

A presença de uma equipe multiprofissional é decisiva para a orientação dos pais e suporte à amamentação. O Hospital de Clínicas possui um Programa de Residência Multiprofissional na área Materno-Infantil/Neonatologia que conta com profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, responsáveis por favorecer a amamentação e esclarecer as dúvidas da família sobre esta fase com o apoio da equipe médica obstétrica e pediátrica. “É fundamental a atuação da equipe multiprofissional no papel da amamentação fornecendo à puérpera e lactante uma maior rede de apoio e orientações neste período. A equipe multiprofissional trabalha promovendo o incentivo do vínculo afetivo e a importância da amamentação até o sexto mês de vida.” explica Josiele.

 

A paciente Bruna Aparecida Duarte conta que está recebendo as orientações da equipe multiprofissional do HC durante a experiência de amamentação de sua segunda filha. “Está sendo muito importante receber estas orientações” relata a mãe.

 

A atuação de doulas no Hospital de Clínicas oferece ainda atenção individual e apoio durante o parto e pós-parto dedicados ao bem-estar e conforto da mãe. Duas profissionais com formação técnica na área de enfermagem e atualização específica atuam como doulas na instituição. “A doula é a parte fundamental quando a mãe está em trabalho de parto ou até antes do trabalho de parto iniciar, é o suporte que ela tem no momento do nascimento e depois no puerpério, que pode ser um dos momentos mais difíceis que a mãe encontra após o nascimento do bebê, incluído a amamentação e a convivência com o bebê fora do útero. A doula é a parte que atinge o psicológico da mãe quando ela passa por esta fase.” explica Daniela Pavani Ferreira, técnica de enfermagem do HC que realizou o Curso de Formação de Doulas.

 

Natieli Batistela| Assessoria de Imprensa HC 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames