(54)2103.3333

Prática aliada ao ensino na formação integral de profissionais

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo solidifica sua contribuição na formação de profissionais capacitados para atuação na área de assistência à saúde através de ações de ensino e pesquisa que envolvem acadêmicos de cursos próprios e de instituições parceiras. Além dos programas de pós-graduação, a instituição também é cenário de prática para diversos cursos de graduação, entre eles o curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.

 

Nove acadêmicos do curso de Fisioterapia atuam no Hospital de Clínicas durante seu período de estágio.   “Minha experiência como estagiária do setor de fisioterapia do HC foi repleta de aprendizados e um marco muito importante na minha trajetória acadêmica. Nesse período, pude vivenciar a rotina hospitalar, aprender novos protocolos, métodos avaliativos e técnicas, contando sempre com o auxílio de um fisioterapeuta supervisor, que estava sempre disposto a esclarecer dúvidas e discutir sobre diferentes casos. Também, contava com o apoio e auxílio da coordenação do estágio” salientou a ex-estagiária do setor, Ana Carolina Teixeira.

 

A coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital de Clínicas, Débora Jorge Lisboa destaca os diferenciais desta modalidade de estágio supervisionado pela equipe. “O estagiário tem a supervisão direta do fisioterapeuta permitindo ao estagiário que conheça e aprenda com a prática diária do seu supervisor, visando que o estagiário tire suas dúvidas, vivencie a rotina hospitalar e consiga relacionar a prática com a teoria, permitindo maior conhecimento sobre a verdadeira atuação do profissional fisioterapeuta no ambiente hospitalar.”

 

Durante o estágio, os acadêmicos participam de atividades práticas em diversas unidades da instituição, proporcionando uma formação completa para atuação no ambiente hospitalar. “Poder ser estagiária de fisioterapia do HC foi uma grande oportunidade, o estágio me permitiu me aproximar da realidade de ser fisioterapeuta.  O aprendizado e a vivência que adquiri me fortaleceram muito para vida profissional, formação acadêmica e também para a vida. Dentro do setor de fisioterapia não me senti apenas uma estagiária e, sim parte da equipe, com todos os profissionais sempre prontos para poder ajudar.” destaca a ex-estagiária de fisioterapia  Joice Sabedot.

 

A fisioterapeuta do HC, Débora Lisboa pontua a importância do contato do acadêmico com a prática durante sua formação. “O estagiário tem a possibilidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas da faculdade. Permite vivenciar a rotina do fisioterapeuta dentro do âmbito hospitalar, favorecendo novas descobertas e conhecimentos.”

 

Este período de estágio contribui também para a identificação do acadêmico com a área de especialização após a conclusão da graduação. “Foi um período enriquecedor, tanto do ponto de vista profissional, como pessoal, me proporcionou várias experiências e bagagem para minha formação, assim como despertou ainda mais meu interesse e gosto pela área hospitalar. Saí do estágio muito mais preparada para iniciar minha trajetória profissional e guardo com muito carinho esse período e a equipe da qual fiz parte no Hospital de Clínicas de Passo Fundo.” contou Ana Carolina.

 

Ao final do período de estágio, os acadêmicos recebem dos supervisores a avaliação de seu desempenho. No ano de 2019, as estagiárias Ana Carolina Teixeira e Joice Paula  Sabedot receberam da equipe a certificação destaque. “Com todas as experiências e conhecimento adquirido, tenho a certeza de que a escolha de ser fisioterapeuta vai me garantir viver muitas alegrias, além das já proporcionadas, pois trabalhando no HC percebi na prática o quanto somos importantes na vida do ser humano.” finaliza Joice.

 

 

 

A ex-estagiária de fisioterapia do HC, Ana Carolina Teixeira avalia como foi sua experiência. “Tive a oportunidade de acompanhar diferentes casos e desfechos clínicos, colocar em prática o que havia aprendido em sala de aula e aperfeiçoar minhas técnicas. Aprendi também sobre trabalho em equipe e a importância da comunicação entre a equipe multiprofissional para o sucesso do tratamento do paciente.” finaliza Ana.


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames