Idealizado por Helena Engelsing Langaro, ainda na década de 80, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes foi inaugurado em 24 de março de 1990 como instituição privada de caráter filantrópico. Integrante do complexo HCPF desde 1993, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes proporciona atendimento integral em saúde e é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais e transtornos recorrentes do uso de substâncias psicoativas.
Juntamente com o HC, forma um dos maiores complexos hospitalares da região norte do Rio Grande do Sul, atendendo pacientes de 96 municípios da região norte do estado. Para isso, oferece 82 leitos e uma área de 6.000m² para o desenvolvimento das atividades em saúde.
São utilizados 5.200m² de área construída, que no ano 2000 recebeu a construção do pavilhão Amauri Augusto Paes Leme. Já no ano de 2011 uma nova reforma, com recursos provenientes do Orçamento Participativo, ampliou e qualificou a capacidade de atendimento.
Através de uma abordagem Multiprofissional, o HPBM presta atendimento nas áreas de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição e Farmácia. Para cada serviço, o conforto do paciente e a qualidade dos procedimentos são garantidos pela capacitação total dos profissionais, 54 colaboradores são responsáveis pelo atendimento integral, 20% com conhecimentos em nível superior na área da saúde.
O objetivo de proporcionar ações de saúde com excelência é comandado pelos valores institucionais de ética e valorização do paciente. Desde 2011 desenvolve o Programa de Residência Médica, que atualmente conta com cinco médicos residentes na área da psiquiatria.