(54)2103.3333

Nossa História

 

1914 

O Hospital de Caridade de Passo Fundo é instituído em 20 de julho para oferecer os mais adiantados processos terapêuticos e cirúrgicos a seus associados e ao povo em geral. A denominação Hospital da Cidade foi adotada em 1960.

 

1915

Os estatutos são votados e aprovados em 1º de janeiro e no mesmo ano inscrito no Registro Especial da Intendência, como entidade sem distinção de nacionalidade, crenças e condições sociais.

 

1917

Em 24 de julho ocorre a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Hospital e pouco tempo depois é iniciada a construção.

 

1918

Por ocasião da epidemia da gripe espanhola, devido as grandes propporções e gravidade do flagelo, a diretoria decidiu pela construção de um pavilhão provisório anexo ao do Hospital em construção, no qual foram acolhidos e tratados 70 doentes pobres.

 

1920

O vasto edifício central da instituição solidamente construído e oferecendo agradável aspecto, no qual o serviço hospitalar tem a disposição diversos cômodos, é festivamente inaugurado no dia 20 de julho.

 

1930

Ocorre a ampliação da área física do Hospital de Caridade. Outras ocorreram nos anos 40 (maternidade), 60 (pavilhão cirúrgico) e 80 (pronto-socorro e posto de enfermagem 5).

 

1933

Em abril, a farmacêutica Elfrieda Hubscher (1907-2007) inicia uma longa trajetória de extraordinária dedicação ao Hospital da Cidade. Por isso, em várias ocasiões recebeu homenagens da própria instituição e também da comunidade passofundense.

 

1941

Ocorre a fundação, no dia 1º de maio, da Escola Profissional de Enfermeiras e Parteiras do HC, que posteriormente recebeu as denominações de Escola de Atendentes de Enfermagem e, atualmente, Escola de Educação Profissional (Escola HC).

 

1980

Entre outras inovações, começa a funcionar o Pronto-socorro para o atendimento de urgências e emergências médicas.

 

1981

Ao longo de sua existência o HC, recebeu importantes visitas. Entre outras, os ministros Jair Soares (Previdência e Assistência Social) em 1981 e Antonio Rogério Magri (Trabalho), acompanhado do governador do Estado Alceu Collares, em 1991.

 

1985

Começam a funcionar no Hospital da Cidade, o Centro de Tratamento Intensivo (adultos) e o Serviço de Hemodiálise, Diálise Peritonial e Transplantes Renais.

 

1988

Parte da área física da instituição é atingida por um incêndio.

 

1989

Graças ao convênio estabelecido com o Hospital da Cidade, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes tem o seu funcionamento viabilizado. Quatro anos depois é incorporado definitivamente ao HC.

 

1991

Mantendo a tradição de sempre acompanhar as inovações científicas e tecnológicas da Medicina, é realizada no Hospital da Cidade a primeira cirurgia por vídeolaparoscopia. Antes mesmo de haver exigências legais, em 20 de julho é inaugurada a Creche Raios de Sol, com toda a infraestrutura para o atendimento das crianças filhos(as) dos funcionários(as).

 

1998

Consolidando-se como instituição de ensino, o HC inicia as atividades do seu programa de residência médica e, mediante convênio com a Universidade de Passo Fundo, os programas de estágios curriculares de diversos cursos de graduação.

 

2000

O Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal é solenemente inaugurado no dia 24 de julho.

 

2003

Com a finalidade de proporcionar lazer e integração aos colaboradores e familiares, no dia 5 de abril é inaugurada a sede campestre da Associação dos Funcionários do Hospital da Cidade e do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes.

 

2004

Ocorre a primeira edição do Prêmio HC de Incentivo à Pesquisa Científica, com apoio da Universidade de Passo Fundo. A instituição adquire área física de 670 m² (Rua Paissandú, 876) para o funcionamento da Escola HC (Curso Técnico de Enfermagem).

 

2006

Para atender as crescentes demandas é iniciada a construção de um edifício de 13 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em 11 pavimentos e inicia a revitalização da área física nos postos de enfermagem 3 (oncologia) e 6 (maternidade). As demandas do Hospital da Cidade e do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes foram as mais votadas da região da produção, na Consulta Popular realizada em 28 de junho, conquistando respectivamente 6.014 e 5.477 votos.

 

2007

São implantadas tecnologias para a realização de procedimentos nas áreas neurológica, vascular e digestiva. Ocorre a instalação do Serviço de Oftalmologia. O HC recebe credenciamento para captação de órgãos/tecidos e realização de transplantes de córneas.

 

2009

A Central de Consultas e o Centro Diagnóstico começam a funcionar em novas instalações no novo edifício. O HC passa a oferecer exames de Ressonância Magnética Nuclear e Densitometria Óssea. Ocorre a instalação dos departamentos de Gastroenterologia, Cirurgia Vascular e Registro Hospitalar de Câncer. A instituição recebe a autorização para o funcionamento do Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia. O Hospital da Cidade promove o lançamento do livro “Registro Hospitalar de Câncer 2007/2008”.

 

2010

O HC conquista junto aos ministérios da Saúde e Educação nova recertificação como Hospital de Ensino. O Centro Cirúrgico é ampliado para o novo prédio e passa a contar com 06 novas salas. Começa a funcionar o Serviço de Hemodinâmica. O HC passa a contar com o segundo tomógrafo computadorizado. Solenemente é instalado o Departamento de Cirurgia Vascular, Angiologia e Cirurgia Cardíaca. Entra em funcionamento o Posto de Enfermagem 09. O HC recebe a autorização para o funcionamento do Programa de Residência Médica em Psiquiatria. Ocorre a fundação do Departamento de Psiquiatria.

 

2011

Entra em funcionamento o Posto de Enfermagem 10, no sexto pavimento do novo edifício. O Hospital da Cidade adquiriu um imóvel da rua Silva Jardim, para a instalação da creche dos filhos dos funcionários. A área física do Centro Cirúrgico é revitalizada e passa a contar com o guarda-volumes. O Centro de Diagnósticos recebe novas tecnologias e passa a oferecer novos exames: Holter 24h, MAPA, Tilt, Audiometria, Espirometria e Eletroneuromiografia. Iniciam as atividades dos Programas de Residência Médica de Cancerologia Clínica e Neurocirurgia.

 

2012

A área física do Posto de Enfermagem 01 é revitalizada. Ocorre a instalação de uma passarela ligando o novo edifício e o terceiro pavimento das antigas instalações. Ocorre a implantação da Unidade de Dor Torácica e AVC. A infraestrutura da sala de recuperação pós-anestésico recebe melhorias. O Serviço de Cardiologia Intervencionista do Hospital da Cidade recebe credenciamento do SUS. Iniciam as reformas da área física do Posto de Enfermagem 04, Central de Esterilização e Pronto-Atendimento 24h.

 

2013

Em 16 de janeiro é realizada a primeira cirurgia cardíaca no HC. Prosseguem as obras do novo edifício e área física das antigas instalações. A Central de Materiais Esterilizados é totalmente reformada. Ocorre a aprovação do Programa de Residência Multiprofissional HC, UPF e Prefeitura. A Residência Médica passa a oferecer a área de Cirurgia da Mão e outros programas tem ampliado o número de vagas.

 

2014

A instituição celebra o seu centenário. Nesse sentido, ao longo do ano inúmeras atividades foram realizadas. No dia 20 de Julho foi inaugurado o Edifício Centenário por ocasião da Assembléia Geral Extraordinária. No mês de Setembro ocorreu a inauguração da nova UTI Adulto. Iniciaram-se as obras de um novo prédio para os setores de apoio e administrativos.

2015

No mês de Julho ocorreu a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. ​ Ao longo ao ano, tiveram início as obras da infraestrutura para instalação dos serviços de apoio junto ao Distrito Industrial da Invernadinha. Entra em funcionamento a unidade Maternal da Creche Raio de Sol. Foi inaugurado o HC Clínicas (ambulatório de especialidades "ortopedia"). 

 

 

 

 

Hospital da Cidade - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames