1914
O Hospital de Caridade de Passo Fundo é instituído em 20 de julho para oferecer os mais adiantados processos terapêuticos e cirúrgicos a seus associados e ao povo em geral. A denominação Hospital da Cidade foi adotada em 1960.
1915
Os estatutos são votados e aprovados em 1º de janeiro e no mesmo ano inscrito no Registro Especial da Intendência, como entidade sem distinção de nacionalidade, crenças e condições sociais.
1917
Em 24 de julho ocorre a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Hospital e pouco tempo depois é iniciada a construção.
1918
Por ocasião da epidemia da gripe espanhola, devido às grandes proporções e gravidade do flagelo, a diretoria decidiu pela construção de um pavilhão provisório anexo ao do Hospital em construção, no qual foram acolhidos e tratados 70 doentes pobres.
1920
O vasto edifício central da instituição solidamente construído e oferecendo agradável aspecto, no qual o serviço hospitalar tem à disposição diversos cômodos, é festivamente inaugurado no dia 20 de julho.
1930
Ocorre a ampliação da área física do Hospital de Caridade. Outras ocorreram nos anos 40 (maternidade), 60 (pavilhão cirúrgico) e 80 (pronto-socorro e posto de enfermagem 5).
1933
Em abril, a farmacêutica Elfrieda Hubscher (1907-2007) inicia uma longa trajetória de extraordinária dedicação ao HC. Por isso, em várias ocasiões recebeu homenagens da própria instituição e também da comunidade passo-fundense.
1940
Ocorre a fundação, no dia 1º de maio, da Escola Profissional de Enfermeiras e Parteiras do HC, que posteriormente recebeu as denominações de Escola de Atendentes de Enfermagem e, atualmente, Escola de Educação Profissional (Escola HC).
1980
Entre outras inovações, começa a funcionar o Pronto-Socorro para o atendimento de urgências e emergências médicas.
1981
Ao longo de sua existência, o HC recebeu importantes visitas. Entre outras, os ministros Jair Soares (Previdência e Assistência Social) em 1981 e Antonio Rogério Magri (Trabalho), acompanhado do governador do Estado Alceu Collares, em 1991.
1985
Começam a funcionar no HC, o Centro de Tratamento Intensivo (adultos) e o Serviço de Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplantes Renais.
1988
Parte da área física da instituição é atingida por um incêndio.
1989
Graças ao convênio estabelecido com o então Hospital da Cidade, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes tem o seu funcionamento viabilizado. Quatro anos depois é incorporado definitivamente ao HC.
1991
Mantendo a tradição de sempre acompanhar as inovações científicas e tecnológicas da Medicina, é realizada no HC a primeira cirurgia por videolaparoscopia. Antes mesmo de haver exigências legais, em 20 de julho é inaugurada a Creche Raios de Sol, com toda a infraestrutura para o atendimento das crianças filhos(as) dos funcionários(as).
1998
Consolidando-se como instituição de ensino, o HC inicia as atividades do seu programa de residência médica e, mediante convênio com a Universidade de Passo Fundo, os programas de estágios curriculares de diversos cursos de graduação.
2000
O Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal é solenemente inaugurado no dia 24 de julho.
2003
Com a finalidade de proporcionar lazer e integração aos colaboradores e familiares, no dia 5 de abril é inaugurada a sede campestre da Associação dos Funcionários do HC e do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes.
2004
Ocorre a primeira edição do Prêmio HC de Incentivo à Pesquisa Científica, com apoio da Universidade de Passo Fundo. A instituição adquire área física de 670 m² (Rua Paissandú, 876) para o funcionamento da Escola HC (Curso Técnico de Enfermagem).
2006
Para atender às crescentes demandas é iniciada a construção de um edifício de 13 mil m² de área construída, distribuídos em 11 pavimentos e inicia a revitalização da área física nos postos de enfermagem 20 (Oncologia) e 22 (Maternidade). As demandas do HC e do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes foram as mais votadas da região da produção na Consulta Popular realizada em 28 de junho, conquistando respectivamente 6.014 e 5.477 votos.
2007
São implantadas tecnologias para a realização de procedimentos nas áreas neurológica, vascular e digestiva. Ocorre a instalação do Serviço de Oftalmologia. O HC recebe credenciamento para captação de órgãos/tecidos e realização de transplantes de córneas.
2009
A Central de Consultas e o Centro Diagnóstico começam a funcionar em novas instalações, no novo edifício. O HC passa a oferecer exames de Ressonância Magnética Nuclear e Densitometria Óssea. Ocorre a instalação dos departamentos de Gastroenterologia, Cirurgia Vascular e Registro Hospitalar de Câncer. A instituição recebe a autorização para o funcionamento do Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia. O HC promove o lançamento do livro “Registro Hospitalar de Câncer 2007/2008”.
2010
O HC conquista junto aos ministérios da Saúde e Educação nova recertificação como Hospital de Ensino. O Centro Cirúrgico é ampliado para o novo prédio e passa a contar com 06 novas salas. Começa a funcionar o Serviço de Hemodinâmica. O HC passa a contar com o segundo tomógrafo computadorizado. Solenemente é instalado o Departamento de Cirurgia Vascular, Angiologia e Cirurgia Cardíaca. Entra em funcionamento o Posto de Enfermagem 09. O HC recebe a autorização para o funcionamento do Programa de Residência Médica em Psiquiatria. Ocorre a fundação do Departamento de Psiquiatria.
2011
Entra em funcionamento o Posto de Enfermagem 06, no sexto pavimento do novo edifício. A instituição adquiriu um imóvel, na rua Silva Jardim, para a instalação da creche dos filhos dos funcionários. A área física do Centro Cirúrgico é revitalizada e passa a contar com o guarda-volumes. O Centro de Diagnósticos recebe novas tecnologias e passa a oferecer novos exames: Holter 24h, MAPA, Tilt Test, Audiometria, Espirometria e Eletroneuromiografia. Iniciam as atividades dos Programas de Residência Médica de Cancerologia Clínica e Neurocirurgia.
2012
A área física do Posto de Enfermagem 01 é revitalizada. Ocorre a instalação de uma passarela ligando o novo edifício e o segundo pavimento das antigas instalações. Ocorre a implantação da Unidade de Dor Torácica e AVC. A infraestrutura da sala de recuperação pós-anestésico recebe melhorias. O Serviço de Cardiologia Intervencionista do HC recebe credenciamento do SUS. Iniciam as reformas da área física do Posto de Enfermagem 04, Central de Esterilização e Pronto-Atendimento 24h.
2013
Em 16 de janeiro é realizada a primeira cirurgia cardíaca no HC. Prosseguem as obras do novo edifício e área física das antigas instalações. A Central de Materiais Esterilizados é totalmente reformada. Ocorre a aprovação do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/ SMS. A Residência Médica passa a oferecer a área de Cirurgia da Mão e outros programas têm ampliados o número de vagas.
2014
A instituição celebra o seu centenário. Nesse sentido, ao longo do ano inúmeras atividades foram realizadas. No dia 20 de julho foi inaugurado o Edifício Centenário, por ocasião da Assembléia Geral Extraordinária. No mês de setembro ocorreu a inauguração da nova UTI Adulto. Iniciaram-se as obras de um novo prédio para os setores de apoio e administrativos.
2015
No mês de julho ocorreu a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Ao longo ao ano, tiveram início as obras da infraestrutura para instalação dos serviços de apoio junto ao Distrito Industrial da Invernadinha. Entra em funcionamento a unidade Maternal da Creche Raios de Sol. Foi inaugurado o HC Clínicas (ambulatório de especialidades "ortopedia").
2016
No mês de julho ocorreu a inauguração do Auditório Francisco Antonino Xavier e Oliveira. Entrou em funcionamento o Serviço de Fisioterapia Oncológica e o novo tomógrafo computadorizado Aquilion Prime 80 canais. A área física do Centro de Diagnósticos foi remodelada, expandindo seu funcionamento para o 4º andar do Edifício Centenário. Foi inaugurada a Unidade do Instituto de Patologia de Passo Fundo. No segundo semestre foi realizado a primeira edição do Concurso de Pôsteres Livres “Prêmio HC de Incentivo à Pesquisa Científica”.
2017
O HCPF e IMED firmaram contrato de parceria estratégica para construção de um centro de excelência no ensino de Medicina em Passo Fundo. Ocorreu a inauguração do novo Centro de Hemodinâmica e do Centro Ambulatorial HC/IMED.
2018
O HC passa a ser denominado Hospital de Clínicas de Passo Fundo. A mudança teve por objetivo integrar as especialidades e serviços do Hospital, nos quais é referência macrorregional, e sua condição de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e de centro de pesquisas. O Ambulatório de Ensino UFFS/HC inicia as atividades em novo local, possibilitando a ampliação do número de atendimentos. O Espaço Antonio Augusto Pretto, ampla área verde projetada com a finalidade de contribuir positivamente com o bem-estar e recuperação dos pacientes durante o período de internação foi inaugurado. Inicia o funcionamento do Centro Logístico, onde estão instalados os serviços de Processamento de Roupas, Laboratório de Farmacotécnica, Manutenção e Arquivo Médico e Estatística. Iniciam as obras de um novo edifício, na Rua Silva Jardim, que possibilitará a ampliação do número de leitos e serviços oferecidos pelo HC. O Hospital de Clínicas recebeu a visita de Acreditação para avaliação dos processos de qualidade na assistência e segurança do paciente, resultando na conquista do Certificado de Acreditação ONA - Nível 1.