(54)2103.3333

Ligas Acadêmicas

O que são?

São associações civis e científicas livres, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, que visa complementar a formação acadêmica, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão.

 

Como se dá sua criação e organização?

A Liga é criada e organizada por acadêmicos, docentes e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitui-se por atividades complementares curriculares e costuma ter ações voltadas para a promoção à saúde, ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da multiprofissionalidade.

Todas as Ligas são organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos. A diretoria normalmente é composta por presidente, vice-presidente e eventuais diretores que se fazem necessários para o bom funcionamento do grupo.

Para sua formalização, deverá possuir um Estatuto próprio, a descrição das atividades teórico-práticas com as respectivas inserções no ambiente de prática.

 

Qual o quantitativo de participantes?

O número de participantes em uma Liga é variável, porém deve contar com no mínimo um docente responsável pelas atividades teórico-práticas

 

Quais são as atividades que poderão constituir uma LIGA?

As atividades desenvolvidas pelas Ligas constituem-se em atividades científicas teóricas e práticas, podendo ser realizadas por meio discussões de casos clínicos e artigos científicos, acompanhamento a pacientes e serviços, desenvolvimento de materiais preventivos e curativos, protocolos clínicos e participação de atividades de ação social.

 

Como devem ocorrer no HC?

Vínculo Institucional: As Ligas Acadêmicas deverão ser originárias dos Departamentos Acadêmicos das respectivas Instituições Formadoras (IF) dos estudantes requerentes e coordenadas por um docente vinculado a IF. A Liga Acadêmica por ser uma atividade extensionista potencializa o desenvolvimento de projetos de extensão, projetos de ensino e de pesquisa sob a coordenação de um docente orientador. 

Para a constituição de uma Liga é necessário a formulação de um projeto com definições dos objetivos, Estatuto e aprovação do Departamento de origem do docente coordenador. O cadastro das Ligas no HC está condicionado a aprovação da Coordenação de Ensino e Pesquisa e Direção Administrativa do HC.

 

Documentações necessárias:

O requerente deverá encaminhar para o e-mail ensino.pesquisaacademica@hcpf.com.br as seguintes documentações para solicitação do pedido de Formalização da Liga Acadêmica no HC:

1. Estatuto.

2. Ata de Abertura da Liga.

3. Ofício que comprove o vínculo com uma Instituição Formadora conveniada com o HC (vide LINK de contratos e convênios).

4.Ofício da Coordenação do Curso originário do Docente/Coordenador da Liga validando sua participação como coordenador.

5. Plano de atividades acadêmicas do ano em curso contendo cronograma de atividades teórico-práticas com os respectivos docentes responsáveis.

6. Documento comprobatório do Registro na ABLAM.

 

Etapas para elaboração do Estatuto da Liga:

1. Denominação, os fins e a sede da LIGA;
2. Requisitos para a admissão e exclusão dos membros;
3. Direitos e deveres dos membros;
4. Modo de constituição e de funcionamento da LIGA;
5. Condições para a alteração das disposições regimentais e para a dissolução da LIGA;
6. Forma de gestão administrativa e de aprovação das respectivas contas.

 

Sobre a Supervisão e Coordenação

O grupo de discentes deve ser supervisionado e coordenado por docente(s) e/ou profissionais do HC da referida  área profissional e que irão otimizar a realização das atividades.

 

IMPORTANTE: Após o cadastramento da Liga no HC se faz necessário a manutenção de um Livro Ata comprovando as atividades regulares da Liga, bem como o encaminhamento de relatório semestral a ser encaminhado à Coordenação de Ensino e Pesquisa HC.

 

Informações para o cadastro das Ligas Acadêmicas /ABLAM – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina

 

Acessar o Link: http://www.ablam.org.br/ligas/

 

Referência:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA. Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina, São Paulo, 2011.

 
 
Ligas formalizadas/autorizadas HC:
 
Liga de Cardiologia - LIC
Liga de Clínica Médica - LACM
Liga de Gastroenterologia - LAGCC
Liga de Neurologia e Neurocirurgia - LASNN
Liga de Urologia - LAU

Hospital da Cidade - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames